Produção Acadêmica/Literária


Artigo publicado pela Profa. Marlice (Disciplina Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa)


x-x-x-x-x-x-x-x

Artigo Acadêmico


A Transferência de Aprendizagem em Curso de EAD/Learning Transfer in Distance Education


Guilherme Balbone Marques, Virginia Almentero Marques

Resumo


O estudo apresenta pesquisa em andamento cujo objetivo é avaliar um modelo para planejamento de curso à distância. Para que seja possível o alcance do objetivo, verifica-se a necessidade em validar os instrumentos do ambiente virtual de aprendizagem AVA com seus procedimentos e estratégias de aprendizagem, além da reação a esses instrumentos, verificando assim a transferência da aprendizagem ao treinamento proposto. Para tanto, serão identificadas as variáveis preditoras de transferência em termo das respostas dos envolvidos no curso em relação ao marco lógico construído para o curso no AVA. O estudo está sendo desenvolvido através deminha atuação em EaD. A coleta de dados, realizada por questionário em encontros previamente programados e também em um curso oferecido totalmente à distância. As análises dos instrumentos são realizadas conforme indica a ferramenta Matriz do Marco Lógico (Mourão e Meneses, 2012). Os resultados do estudo são privilegiados em função dos níveis de ocorrência da transferência de aprendizagem e da estratégia utilizada como ajuda para interação inter-pessoal.

Palavras Chave: avaliação de modelo, qualificação profissional, reação e transferência de aprendizagem, ambiente virtual de aprendizagem.

Abstract

The study presents ongoing research aimed at evaluating a model for planning travel distance. To be able to reach the goal, there is a need to validate the instruments of the virtual learning environment VLE with its procedures and learning strategies, in addition to reaction to these instruments, thus verifying the transfer of learning to the proposed training. For both, the predictors of transfer in terms of the responses of those involved in the course in relation to the logical framework built for the course in the VLE will be identified. The study is being developed through my work in distance education. Data collection was conducted by questionnaire previously scheduled meetings and also at a course offered entirely at a distance. The analyzes of the instruments are performed as indicated in the Logical Framework Matrix tool (Mourão and Meneses, 2012). The results of the study are privileged according to the level of occurrence of transfer of learning and the strategy used to help inter-personal interaction.
Keywords: assessment model, professional qualification, reaction and transfer of learning, virtual learning environment



X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X











Autores:

Profa. Beatriz Acampora - Dra. em Saúde Pública, Mestre em Cognição e Linguagem, Psicóloga, Jornalista, Arterapeuta, Consultora de RH, Professora Universitária

Prof. João Oliveira - Dr. em Saúde Pública, Mestre em Cognição e Linguagem, Psicólogo, Publicitário, Analista Comportamental, Coaching Empresarial e Consultor de RH

Sobre o Livro:


Este livro reúne de forma simples e objetiva quarenta e dois jogos para Gestão de Pessoas com foco em competências necessárias ao convívio em grupo, ao trabalho em equipe, ao aprimoramento pessoal e ao desenvolvimento de potencialidades. Com uma linguagem simples e acessível, os jogos podem ser utilizados em seleção, treinamento e acompanhamento de pessoas ou em trabalhos com grupos diversos.

         Em uma analogia com a maratona, que tem 42 km, este livro traz quilômetro a quilômetro um jogo diferente, com uma proposta específica para despertar ou desenvolver competências e habilidades necessárias para o desempenho dos diferentes papéis que o ser humano exerce diariamente.

         Pensar em Gestão de Pessoas na vida moderna é desenvolver potencialidades, habilidades, agregar valores, realizar a integração entre as pessoas e as organizações, propiciar trocas, possibilitar estratégias que oportunizem desenvolvimento, crescimento e autorrealização.


X.X.X.X.X.X.X.X





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário em nosso Blog. Aguardamos você outras vezes.